parallax background

Síndrome do Impostor

Os 3 pilares do Secretariado Jurídico
30 de abril de 2021
 
 

Você vive questionando seu trabalho, questiona sua capacidade, procrastina atividades e tem medo excessivo da avaliação dos outros? Já ouviu falar sobre a Síndrome do Impostor?

Convidei a minha querida psicóloga (e amiga) @marilene para falar um pouquinho sobre o tema!

Sentir-se, às vezes, inseguro em relação a própria carreira, dúvidas se o caminho escolhido é o que você realmente quer, ansiedade em ter resultados dos seus esforços, é natural dentro de um quadro de novidades que a pessoa está vivendo. Após o período de adaptação ao novo, tudo flui de forma leve e gratificante. Mas, se ao invés de seguir mais seguro e decidido em relação a carreira, a pessoa se autossabota o tempo inteiro, se considera inferior e depende constantemente da aprovação dos outros...sim, pode estar acometido da Síndrome do Impostor.

Quando Síndrome está instalada, a pessoa julga que seus sucessos dependeram de outros, ou que foi pura sorte, mesmo que tenha trabalhado duro para obter resultados. Isso gera um constante estresse que alimenta a procrastinação, devido a sensação ilusória de incapacidade. Outra característica do processo é que, a pessoa não sabe receber elogios, está sempre delegando a outro os louros conquistados. A logo prazo a Síndrome do Impostor pode alimentar um estado deprimido, podendo instalar a doença depressão, considerando que as características listadas acima afetam diretamente a autoestima.

Não é difícil encontrar profissionais que trabalham em áreas com responsabilidades e execuções que têm um alto nível de exigência, sofrendo com a síndrome do impostor. No caso do secretariado executivo não é diferente: todo o trabalho do advogado, presidente de empresa, diretores, executivos, se valem da eficiência destes profissionais que necessitam ter um grau de conhecimento e dedicação acima da média. Em alguns casos, o profissional de Secretariado sente-se uma fraude e sem o reconhecimento dos seus gestores, questionando, assim, suas capacidades, habilidades e resultados.

Atente-se para seus sentimentos e ações e, caso precise de ajuda, procure um profissional da área.




Marilene da Hora Souza

Psicóloga CRP/16-3366

Consteladora

Idealizadora da Ferramenta de Autoconhecimento em Fluxo Crescente

Responsável técnica do Espaço Terapêutico CreSente

ORÇAMENTO
Abri
Precisa de ajuda?