Gosto de afirmar que secretariar vai muito além de servir um café. Um bom secretário desempenha papéis estratégicos e fundamentais para o andamento de qualquer atividade corporativa.
Mas hoje gostaria de falar sobre o café. Sim, sobre o ato de servir um café. E sabe por que¿ Porque quando falo nisso, falo sobre atendimento. Sobre EXCELÊNCIA no atendimento.
E ela pode começar – ou terminar - pelo café.
Todo gestor, advogado, sabe da importância de prestar um bom atendimento ao seu cliente. Tão importante quanto a execução do processo em si, é a condução do relacionamento com esse cliente, que fará com que ele crie laços, vínculo e – por que, não¿ – indique o escritório.
Esse atendimento de excelência tem que ser uma das premissas que norteiam o escritório: todos que ali trabalham precisam entender – e praticar – esse atendimento.
Como alinhar dentro de um escritório jurídico essa prática?
- Entender que é necessário PADRONIZAR o atendimento e,
ao mesmo tempo, PERSONALIZÁ-LO de acordo com cada cliente.
- Cada cliente é único e a especialidade/ramo do escritório
jurídico diz muito sobre como ele pode, deve e quer ser tratado.
- Empatia é a palavra-chave para todo e qualquer atendimento.
Como eu gostaria de ser atendido se estivesse passando por tal situação¿
- Café. Café é acolhimento. É a pausa para o cliente executivo
que não teve tempo, é o momento de reflexão para aquele outro cliente que acabou de se separar, é o momento de escolhas ou de entendimento. Café é sempre um acalento para quem traz – além de honorários – uma dor. Seja gentil.
- Estejam atentos: um atendimento padronizado e humanizado não
deve ser praticado somente aos clientes externos. Para os clientes internos também.
Atendimento é uma relação de troca e ela acontece o tempo todo. Execute da melhor maneira possível.