É possível destacar diversas qualidades de um bom profissional de Secretariado Jurídico: proativo, organizado, conhecedor das técnicas, alguém que busca estar atento aos detalhes, paciente e observador.
E por que não dizer que é um profissional que precisa ter – tanto quanto qualquer outro – inteligência emocional apurada?Autoconsciência, automotivação, autocontrole, empatia e sociabilidade são as habilidades que norteiam a I.E. Quando bem elaboradas, são as diretrizes para ter sucesso dentro do ambiente jurídico.
Ambiente esse, que por si só, é permeado de pressões: prazos, clientes, judiciário, questões administrativas, tomadas de decisões etc.
Os Secretários precisam ter a sensibilidade de enxergar todas essas nuances que fazem parte do ambiente jurídico e saber lidar com todas elas: seja atuando com parcimônia e equilíbrio em momentos ruins, seja atuando com autonomia em situações que são da sua alçada – liberando assim o advogado para exercer sua atividade-fim com mais tranquilidade. Ou ainda, trabalhando com flexibilidade em situações difíceis e, também, atuando com discrição em momentos de êxito.
Não é uma tarefa fácil, mas é uma tarefa possível.
Ter conhecimento de como um escritório jurídico funciona é o primeiro passo para apurar a inteligência emocional e melhorar o rendimento. Aprofundar-se na cultura organizacional, dar o seu melhor e – principalmente - entender as pessoas que ali trabalham são atitudes que renderão bons frutos.
Vamos praticar?